Criando oportunidades, reduzindo riscos e consolidando resultados

De maneira geral, é possível afirmar que uma empresa busca crescer, se desenvolver e, é claro, se tornar referência no mercado em que atua. Contudo, para que esse cenário se concretize, é necessário que a corporação direcione seus esforços para três pontos importantes:

 

  • A criação de oportunidades;
  • A redução de riscos;
  • A consolidação de resultados.

 

Nesse texto, a IPDES traz alguns insights para  cada uma dessas etapas, para que concretizar seus objetivos não seja uma tarefa complexa.

 

Criar oportunidades

Com o objetivo de crescer, de se consolidar no setor em que atua e de aumentar seus lucros, toda empresa procura por novas oportunidades de negócio. Apesar de não existirem soluções simples e mágicas para encontrar boas soluções, existem algumas dicas que podem ser seguidas.

 

Esteja atento

Estar atento ao que seus parceiros e, especialmente, ao que seus concorrentes fazem é uma parte importante para identificar as oportunidades de negócio presentes no setor em que sua empresa atua. No entanto, esses não são os únicos pontos que merecem sua atenção.

 

Direcione sua atenção, também, ao que seus colaboradores estão pensando, para às mudanças de mercado e ao noticiário dos diversos de meios de comunicação, TV, rádioe na internet. Lembre-se de que uma crise é sempre um ponto de partida para a proposição de uma solução.

 

O networking é um patrimônio

O networking é um patrimônio, acumulado ao longo da vida, capaz de trazer valor agregado no dia a dia da vida pessoal e profissional, estar atento ao seu networking e cuidar bem deste patrimônio com certeza e uma das melhores estratégicas de perpetuação de reputação. E reputação, ética e valor são o que permeiam uma reconhecida carreira.

Quanto mais pessoas reconhecerem suas marcas ao longo do caminho, mais é certo a construção de um legado. Por isso, além de investir em networking, tenha a governança corporativa como base da construção de sua reputação o que advir daí é o que nos move para um melhor futuro para todos.

Quanto maior nosso privilegio, maior é nossa responsabilidade

 

Clientes satisfeitos sempre voltam ou referenciam

É claro que novos clientes devem ser conquistados – e todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio e grande portes se preocupam com esse ponto –, mas um dos principais focos de uma corporação deve ser a satisfação de consumidores que são quem diz o que de verdade necessitam para que você possa oferecer seus produtos e/ou de seus serviços.

 

 

Reduzir riscos

Para se consolidar no setor em que atua e, com isso, aumentar suas vendas e, consequentemente, seus lucros, uma empresa precisa estar sempre atenta à redução de riscos do negócio. Esse objetivo pode ser concretizado com algumas atitudes simples.

 

Tenha um plano de negócios sólido

O primeiro passo para reduzir os riscos de sua empresa é elaborar um plano de negócios estruturado e sólido. Desse modo, antes de apostar todas as suas fichas em ideia, é necessário verificar se seu projeto é viável e se deve ser implantado no local e no tempo que você deseja.

 

Um dos pontos mais importantes nesse tópico é realizar uma pesquisa de mercado, para verificar o potencial de crescimento e de desenvolvimento da empresa.

 

Dados e Compliance

Nos dias atuais e com um série de ferramentas para a comunicação e operacionalização dos projetos, as regulamentações começam definir parâmetros, no caso do Brasil, LGPD, Lei Geral de proteção de Dados que definem como, e de que forma armazenar, informações e documentos da empresa e de terceiras partes. Por este motivo, desde o início, estruture seu empresa para ter regras com internas e externas com terceiros para regulamentar, processos. E não se esqueça dos seguros para riscos inerente a seus negócio.

 

Tenha foco na gestão de riscos

Matriz de Riscos, ferramenta para minimizar riscos que podem ocorrer em vários níveis da empresa. Você pode, por exemplo, sofrer com a inadimplência de alguns clientes ou, ainda, com o baixo nível de satisfação dos consumidores diante de um produto. Ainda arisco dizer que precisamos também minimizar Resistências.

 

Em todos os casos, é necessário que sua empresa esteja preparada para propor soluções. Isso porque não existem fórmulas prontas que evitam a ocorrência de erros, mas existem atitudes que podem gerir riscos e problemas.

 

 

 

Consolidar resultados

De acordo com o líder empresarial Ingo Plöger, a pandemia de Covid-19 trouxe uma dimensão de novos propósitos não somente para as empresas, mas para a sociedade em geral. Dessa forma, o modo de consolidar resultados teve que ser reformulado.

Atendimento digital

A pandemia, de fato, antecipou anos de desenvolvimento tecnológico. Isso porque as pessoas estavam isoladas em suas casas e tiveram de encontrar novas maneiras de se relacionar, de trabalhar, de estudar e, também, de comprar bens e de contratar serviços.

Desse modo, as empresas precisam investir no atendimento e na presença digital. De nada adianta deter um produto incrível se você não está acessível aos seus clientes, que desejam ser atendidos on-line.

Foco total na satisfação do cliente

Mais do que nunca, a satisfação do cliente deve ser o foco de sua empresa. Isso porque o consumidor precisa experimentar. Os clientes são os responsáveis, também, por conferir uma boa imagem e uma boa reputação à corporação.

Monitore seus resultados com frequência

Para verificar se seus resultados estão satisfatórios, é importante que você os monitore com frequência. Esteja atento aos números e verifique quais fatores estão contribuindo para o resultado, seja ele positivo ou negativo.

 

A gestão precisa desenvolver uma visão para endereçar algumas questões

A IP Desenvolvimento Empresarial e Institucional é definida como uma consultoria com foco no desenvolvimento de negócios e de estratégias para empresas e para instituições. A força de atuação da IPDES é ser parceira na transformação criativa e crítica de corporações rumo ao sucesso de suas estratégias.

Dessa forma, se você deseja criar oportunidades, reduzir riscos e, consequentemente, consolidar resultados, conte com a expertise da IPDES.

Acesse nosso site, entre em contato.

sucessão empresarial, ipdes, inglo ploger

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atento as nossas novidades!

© Todos os direitos reservados - IPDES | by Next4.