Em agosto de 2015 se reuniram em Brasília os mais altos representantes dos governos do Brasil e da Alemanha. Liderados pela Chanceler alemã Angela Merkel e pela Presidente Dilma Rousseff, cada lado com mais de 10 Ministros, se realizaram reuniões previamente preparados para debater as agendas estratégicas conjuntas. Temas centrais como Mudança Climática, COP 21 e seus desmembramentos econômicos e sociais permearam as agendas econômicas, de Pesquisa e Desenvolvimento, e nas agendas sociais.
Ainda abordado foram temas como a integração regional entre o Mercosul e a União Europeia, as cooperações em inovação e Pequenas e Medias Empresas. Entidades como a CNI, BDI e as Câmaras Brasil Alemanha foram chamados para participar dos breefings das autoridades, tendo reuniões com a Chanceler e a Presidente, podendo colocar suas ponderações e solicitações. A agenda tem o caráter de se desenvolver um catalogo de temas que durante vários anos servirá de mapa de orientação para se trabalhar em temas estratégicos comuns.
O acordo para evitar a bitributação foi colocado por ambos os lados empresariais, porem não teve sucesso em sua amplitude solicitada. A já previamente negociada parte para o setor de transporte aéreo, recebeu o aval de ambos os governos para a sua finalização, mas o acordo que visa evitar a bitributação de pessoas físicas e jurídicas não avançou. Temas de relevância na área de saúde, agronegócio e cidades inteligentes foram objeto de acordos e tratativas. Alguns destes temas foram levados para a Comissão de Brasil Alemanha de Cooperação Econômica em Joinville para serem aprofundados.