Gerenciamento da Crise Comportamento e  Mindset são essenciais para decisões melhores

Escrito por Ingo Ploger em .

Artigo Latin Trade Março

Gerenciamento da Crise

Comportamento e  Mindset são essenciais para decisões melhores

… aproveite o tempo, porque é mais tarde do que você pensa… proverbio chinês

Ingo Ploger

Brazilian entrepreneur, CEAL Brasil president

 

A realidade da pandemia é sempre mais rápida do que a esperada. Por melhor que seja o plano de prevenção desenvolvido, a experiencia nos mostra que estamos atrasados em nossas respostas. Esta experiencia compartilho com muitas lideranças que como eu, classificam a pandemia Covid-19 como ainda nunca vivida em tempos recentes. A velocidade da realidade e a complexidade inerente aos agentes que atuam conosco desde autoridades, economia e pessoas são de tal ordem que decisões tomadas agora,  amanhã terão que ser revistas. O efeito secundário e terciário da pandemia poderá em termos humanitários serem mais dramáticos que a pandemia em si. Preparar-se bem para o seu enfrentamento requer além do planejamento e do plano de crise, atitudes de liderança que se sobrepõe ao racional até agora experimentado. O comportamento ( behavior) será de extrema importância para de um lado não sobre reagir ( over-reacting) e por outro lado não esperar demais. A sintonia fina da emergência, urgência e relevância estão intimamente ligados à abertura da liderança em ouvir, sentir e agir. Vai perceber rapidamente que ao ter uma percepção equivocada a necessidade de alterar, corrigir e retroceder se torna vital. Não pode ter medo de errar e admitir seu erro, dando a equipe a força de opinar em divergências e insistir em visualizar alternativas. Flexibilidade é tudo neste momento. Estruturas anteriormente muito bem definidas, hierarquias e processos são colocados de lado se isto for necessário. O empoderamento da Força Tarefa além das suas competências anteriores, darão eficácia à resposta. É neste momento que se instala um novo mindset. A Força Tarefa deverá ser liderada não pelo CEO, que validará o empoderamento a toda hora, mas por um líder cujo perfil seja de agilidade, ousadia, formador de equipe e força de mando. É de maneira simplória, a nossa brigada de incêndio, que será excepcional na emergência, salvando vidas e materiais. O mindset da Força Tarefa será o de salvar vidas, o máximo que puder, sabendo porem que terá perdas no caminho que abalarão a moral da tropa. Sua missão é salvar o máximo que puder e suas ações serão dirigidas neste sentido. Sua missão secundaria é dar condições para que na recuperação as perdas serão as menores possíveis, porque os efeitos econômicos do Covid-19 serão extremamente elevados para grupos de risco econômico que poderão ser vitimas de desemprego e inadimplência econômica, criando tensões sociais inimagináveis. Assim temos vários tipos de grupos de risco a serem gerenciados, os primários da saúde, de baixa resistência infecciosa, idosos e doenças de supressão de imunidade, e os secundários que são os grupos economicamente vulneráveis que num segundo plano poderão gerar tensões sociais, de segurança publica e de fome. A comunicação honesta, rápida evitando o pânico, mas mobilizando para a urgência, será a arte de conduzir. 

Rapidez será melhor do que precisão. Muito difícil para aqueles que estão habituados à alta qualidade em tudo que fazem. Instalar o novo mindset não só na equipe mas na população criando novos hábitos ao mesmo tempo que exerce solidariedade. 

Vemos no caso de governos,  ações neste sentido, mas percebemos que agem tardiamente e as consequências são de se fecharem para fora e se abrirem para dentro. Os grupos de risco idosos e imuno-supressivos,  recebem atenções institucionais, que sabemos se não postergarmos as contaminações não teremos atendimentos suficientes. Conhecemos agora também os grupos de risco secundários econômicos e sociais, onde as áreas voltadas a viagens e hotelaria são duramente afetadas. Governos agem no suporte destes grupos, os maiores se sairão melhor que os pequenos. O pequeno comercio, alimentação e serviços serão afetados a curto prazo de tal ordem afetando sua sobrevivência econômica e financeira.  

Segue um comportamento de valor que precisa ser enaltecido – o da solidariedade – e da ajuda mutua. Para aquele que pode mais ajudar para aquele que pode menos. Temos registros de atitudes excepcionais, em todos os campos onde a solidariedade sincera e imediata aparece aos mais afetados. Todos têm a capacidade de exercer o mesmo.

Cabe a liderança real de valores, darem exemplos e enaltecerem essa atitude. Sairemos mais fortalecidos do que entramos nesta crise, e não esqueceremos do lideres que souberam conduzir com atitudes exemplares. Sairemos com um novo mindset,  que espero seja muito melhor e o sentimento de solidariedade humana tenha sido o grande vencedor.

 

“As idéias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões de instituições que atuam.”

Copyright © 2021 Ingo Ploger

Encontros Econômicos Brasil Alemanha EEBA CNI – BDI

|

Encontro Brasil e Alemanha 2019

|
Encontro Econômico Brasil – Alemanha 2018

Encontro Econômico Brasil – Alemanha 2018

|
Encontro Econômico Brasil-Alemanha | EEBA 2017

Encontro Econômico Brasil-Alemanha | EEBA 2017

|

Fique atento as nossas novidades!

© Todos os direitos reservados - IPDES | by Next4.