A importância do networking no contexto organizacional

O que é networking?

O networking, é o tema central do artigo de hoje 

A importância do networking

No livro “Nunca almoce sozinho”, de Keith Ferrazzi e Tahl Raz falam de networking de maneira simples e prática.  Nele, os autores contam que o networking se tornou uma língua franca do nosso tempo, como um desejo inerente às raízes dos seres humanos. O livro aponta o networking como uma economia colaborativa, comprovando que a moeda mais valiosa é o capital social.

Para eles, uma equação que nunca falha é a soma de:

PESSOAS QUE CONHECE+ O QUE CRIAM JUNTOS= SUCESSO NA VIDA

O resultado dessa equação para a sua empresa é o sucesso. Logo, ter acesso a qualidade de interlocução é um networking excellences.

“A rede não está aí só para ser usada, mas para ser desenvolvida, e ensinar a outros a se conectarem com princípios. A superação das melhores redes de networking excellences, não está em trazer a conexão de mais um elemento, mas sim de conectar-se com outras redes de excelências. É como formar uma galáxia composta de constelações”, comenta Ingo Plöger, Engenheiro, Economista e Empresário brasileiro que tem auxiliado muitas empresas e instituições governamentais na identificação e desenvolvimento de novos negócios e no estabelecimento de investimentos.

O networking é um patrimônio

O networking é um patrimônio, que é acumulado ao longo da vida, capaz de trazer valor agregado no dia a dia da vida pessoal, e profissional, estar atento ao seu networking e cuidar bem deste patrimônio com certeza e uma das melhores estratégicas de perpetuação de reputação. E reputação, ética e valor são o que permeiam uma reconhecida carreira.

Quanto mais pessoas reconhecerem suas marcas ao longo do caminho, mais é certo a construção de um legado. Por isso, além de investir em networking, tenha a governança corporativa como base da construção de sua reputação o que advir daí é o que nos move para um melhor futuro para todos.

Mas afinal, como fazer um networking?

Antes de tudo é preciso ter a consciência de que o networking não se trata de um número gigantesco de contatos. Números é uma métricas, se pararmos para ponderar o valor de uma rede mais enxuta e que realmente agrega valor, resulta em uma relação onde você valoriza e é valorizado. O networking não se trata de quem conhece você ou de quem você conhece.

Networking se trata de quem confia em você.

Para tanto, o mais importante é realizar o seu networking com base em três pilares principais:

  • Construir;
  • Manter;
  • Utilizar de maneira sábia e com responsabilidade.

        Construir

A construção de um bom networking começa não quando você precisa dele, mas muito antes disso. Um bom networking leva tempo, processos e interações para funcionar. Uma verdadeira construção, que você deve iniciar imediatamente.

A construção de um networking excellences pode levar não apenas anos como uma vida inteira, visto que ela é baseada na jornada empreendida que constrói a biografia e traz nela a reputação.

Circule, fale com pessoas, tenha uma identidade, e mostre como a sua empresa pode ser útil e conheça outras empresas para que você edifique uma rede sólida de confiança, boas trocas e oportunidade. Não espere para começar. Inicie o quanto antes a sua construção.

Manter

Aqui, o mais importante é manter seu networking ativo, reforçando a lembrança da sua empresa na mente de seus contatos. Mas de que maneira posso manter meu networking ativo?  Se fazendo presente!

Construir uma rede de contatos e deixa-la esquecida ou parada para ser usada quando você precisar dela é um erro terrível. É preciso nutrir a interação em sua rede.
Como nutrir minha rede de contatos?

Com a falta de tempo fazendo parte da realidade de muitos, é natural que você não consiga sair por aí fazendo ligações, encontros ou coisa parecida.

Hoje há diversas maneiras de alimentar seu networking, uma boa maneira de manter o seu networking ativo (e atualizado) é participando de eventos profissionais sempre que possível e que fizerem sentido para seu negócio.

Palestras, workshops, videoconferências. Tudo pode ser uma boa oportunidade para aprender e conhecer pessoas, bater um papo, mesmo que breve para ficar por dentro de novas opiniões.

E com internet agora temos ainda as redes sociais, redes profissionais.

Crie um perfil de sua organização de maneira criteriosa.  Por lá você tem a oportunidade de:

  • Reforçar a presença digital de seu negócio;
  • Atrair profissionais qualificados;
  • Espalhar sua filosofia empresarial;
  • Atrair a atenção do público e engaja-lo.

Utilizar de maneira sábia e com responsabilidade

Você construiu seu networking, agora chegou um momento crucial: sua utilização.

Muitas vezes nos equivocamos no momento da abordagem, e quem você deve contatar para obter aquilo que deseja. A verdade é que a vivência, o feeling e saber o momento certo faz toda a diferença.

O maior risco do networking excellences está em perder a reputação pelo uso inadequado do relacionamento. Arriscar uma iniciativa ousada, é valido desde que a causa seja nobre, e não oportunista ou de valor questionável. Uma rede de networking excellences é composta de personalidades que sustentam a relação por acreditarem e pela confiança que adquiriram.

Sabendo disso, a utilização de sua rede, saber o momento certo de acionar e a quem realmente recorrer é fundamental para a reputação de sua empresa e amplia as chances de êxito naquilo que você deseja conquistar.

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