Escrito por Ingo Ploger em março 7, 2012.
Em novembro tem início a produção da primeira fábrica da Endress+Hauser, líder europeia em instrumentos de medição, na América Latina. As instalações, localizadas na cidade de Itatiba, no interior de São Paulo, irão produzir inicialmente peças para controle de nível e, no começo do próximo ano, unidades de controle de pressão e vazão. O projeto consumirá recursos da ordem de R$ 30 milhões.
O principal foco da nova fábrica será atender o mercado brasileiro e, posteriormente, os demais países da América Latina. “Com o início da fabricação local, pretendemos diminuir em mais de 50% o ciclo de produção das nossas soluções, garantindo a mesma qualidade dos equipamentos fabricados nas outras unidades do grupo espalhadas ao redor do mundo”, destaca Rogério Jeronymo, diretor geral da fábrica.
Os demais benefícios que a fábrica brasileira trará à operação da companhia são maior flexibilidade nos prazos de entrega e, futuramente, o desenvolvimento de fornecedores locais, diminuindo os custos de produção. “Poderemos responder à demanda do cliente em um menor tempo, pois teremos uma dependência menor da logística internacional. Como o nosso modelo de negócio é fabricar sob encomenda, make to order, o pedido será disponibilizado assim que pronto”, explica Jeronymo.
Os primeiros produtos que sairão da fábrica de Itatiba são das famílias de medição de nível Levelflex, Prosonic T, Prosonic M, Liquicap M, Soliphant M e Liquiphant M. A unidade deve atingir sua plenitude ao longo de 2013, quando 90% do portfólio será fabricado localmente e disponibilizado para os clientes no Brasil. O objetivo para o ano seguinte é disponibilizar os produtos da fábrica de Itatiba também para toda América do Sul. “Vamos contribuir com a corporação para aplicar na unidade de Itatiba os padrões de boas práticas de gestão industrial já empregadas na Endress+Hauser no mundo”, reforça Jeronymo.
A fábrica da companhia ocupa um espaço de 4.274 m², localizada em um terreno de 28.511 m². Instalada ao entorno da Rodovia Dom Pedro I, próximo ao quilômetro 100, a unidade entra em operação com 15 funcionários e, até 2013, empregará cerca de 30 colaboradores.
A Endress+Hauser possui instalações industriais em países como Suíça, Alemanha, Itália, França, Estados Unidos, China, Índia e Japão. Em 2011, o Grupo arrecadou, com mais de 9.500 funcionários mundialmente, um faturamento de aproximadamente 1,5 bilhão de euros. No Brasil, a empresa encerrou 2011 com um faturamento da ordem de R$ 80 milhões e, em 2012, pretende atingir um crescimento de 20%.
Compõem a linha de produtos da Endress+Hauser sensores, instrumentos, sistemas e serviços para medição de nível, vazão, pressão e temperatura além de análise de líquidos e aquisição de dados, todos em conformidade com as principais normas internacionais em qualidade e tecnologia.